SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Alcoolismo materno e as implicações no cuidado da criança: estudo qualitativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

MACHADO, Fernanda Pâmela; SOARES, Marcos Hirata  e  MASTINE, Juliana Stuqui. A rede social de indivíduos pós-tentativa de suicídio: o ecomapa como recurso. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2014, vol.10, n.3, pp. 159-166. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v10i3p159-166.

O objetivo foi caracterizar, por meio do ecomapa, a rede de apoio social de pessoas que tentaram suicídio. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo observação participante entre 2011 e 2012, em Londrina, Paraná, Brasil, com pacientes que tentaram suicídio por produtos químicos. Nesse período, foram entrevistados 6 sujeitos que tentaram suicídio. Para apresentar os dados, criaram-se dois quadros e um ecomapa para cada sujeito. A partir dos dados, criaram-se duas categorias: história de vida e apoio social no cotidiano dos sujeitos. Observou-se que os pacientes tentaram suicídio para solucionar seus problemas e o ecomapa apresentou-se como recurso útil para caracterizar sua rede de apoio social, a qual se apresentou fragilizada, possibilitando estratégias de prevenção de novas tentativas.

Palavras-chave : Apoio Social; Suicídio; Saúde Mental; Tentativa de Suicido.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )