SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Asociación entre depresión, estrés, ansiedad y uso de alcohol entre empleados públicosCraving (ansia) por el crack en los usuarios en tratamiento en el centro de atención psicosocial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

BRITO, Emanuele Seicenti de  y  VENTURA, Carla Aparecida Arena. O acesso às informações sobre diagnóstico e internação à pessoa com transtorno mental. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2015, vol.11, n.1, pp. 11-18. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v11i1p10-18.

O objetivo deste trabalho foi identificar o que os profissionais de saúde que trabalham em um hospital psiquiátrico pensam sobre o acesso às informações, sobre a doença e a internação. Foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, em um hospital psiquiátrico. Participaram do estudo 33 profissionais que vivenciam o processo de hospitalização e cuidados diretos ao paciente. Os dados foram obtidos mediante entrevista semiestruturada e observação participante e apresentados nas categorias temáticas: “O paciente e as informações prestadas: normas e rotinas do hospital”; “O papel dos profissionais de saúde no oferecimento de informações aos pacientes”; “A insuficiência das informações e suas causas”. Conclui-se que o acesso às informações pelas pessoas com transtornos mentais sobre seu transtorno e tratamento é limitado, o que evidencia a necessidade de promoção de ações de conscientização dos profissionais de saúde a respeito de seu papel na prestação de informações, para que assim o direito à informação seja garantido efetivamente.

Palabras clave : Direito à Saúde; Direito dos Pacientes; Acesso à Informação; Saúde Mental; Hospitalização; Pessoas Mentalmente Doentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )