SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1El acceso a las informaciones sobre diagnóstico e internamiento de la persona con trastorno mentalLa experiencia del luto en viudas de la tercera edad: un estudio clínico-cualitativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

LAPPANN, Nadja Cristiane; MACHADO, Jacqueline Simone de Almeida; TAMEIRAO, Felipe Viegas  y  BENJAMIM, Maria Luísa Nogueira. Craving pelo crack nos usuários em tratamento no centro de atenção psicossocial. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2015, vol.11, n.1, pp. 19-24. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v11i1p19-24.

O objetivo deste trabalho é avaliar o craving em usuários de crack em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial. Realizou-se estudo descritivo transversal com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 20 usuários de crack e, como instrumento de coleta de dados, foi utilizado o Cocaine Craving Questionnaire-Brief. O perfil verificado caracteriza-se como homem jovem, solteiro e com baixo grau de escolaridade. Observa-se maior escore do craving para os que usam crack há mais de três anos e que, quanto menor o período abstinência do crack, maior o craving pela droga. O craving é uma variável importante a ser observada no tratamento do dependente químico favorecendo a prevenção de recaída.

Palabras clave : Cocaína Crack; Comportamento Aditivo; Saúde Mental; Questionários.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )