SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1The bereavement experience in elderly widows: a clinical-qualitative studyPatterns of alcohol and drug consumption in health care professionals: a portrait of students of lato sensu courses in a public institution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

ALVAREZ-GOMEZ, Matilde  and  VALENCIA-PRIETO, German. Perfil social, de saúde, de consumo e percepção do tratamento de um grupo de alcoólicos em processo de recuperação, Medellín, Colombia. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2015, vol.11, n.1, pp. 33-40. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v11i1p33-40.

O álcool causa 2,5 milhões de mortes anualmente, é fator de risco para quem sofre alguma enfermidade transmissível, seu consumo traz consequências negativas em todos os âmbitos. O objetivo deste estudo descritivo foi determinar as características sociais, de saúde, de consumo e a percepção sobre o tratamento de reabilitação em pessoas alcoólicas. A informação foi coletada através de um questionário para conhecer variáveis sociais e de saúde, e uma entrevista semiestruturada para determinar a percepção do tratamento. O perfil da maioria das pessoas era homens de classe média que começaram a consumir aos 11 anos de idade e que apresentavam a depressão como comorbidade psiquiátrica mais frequente. Viam o tratamento como uma questão de bem-estar.

Keywords : Alcoolismo; Reabilitação; Fatores Socioeconómicos; Fatores Epidemiológicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )