SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Patrón de consumo de alcohol y otras drogas entre profesionales de la salud: retrato de alumnos de cursos lato sensu de una institución pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

FELIPE, Adriana Olimpia Barbosa; CARVALHO, Ana Maria Pimenta  y  ANDRADE, Claudia Umbelina Baptista. Espiritualidade e religião como protetores ao uso de drogas em adolescente. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2015, vol.11, n.1, pp. 49-58. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v11i1p49-58.

OBJETIVO: o estudo teve como objetivo identificar as evidências disponíveis na literatura sobre a importância da religião/espiritualidade como protetores ao uso de drogas. MATERIAL E MÉTODOS: trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Utilizaram-se como descritores: “espiritualidade”, “religião”, “adolescente”, drogas ilícitas”, “alcoolismo” AND “tabagismo”. As bases de dados foram: LILACS, PubMed e CINAHL. RESULTADOS: constatou-se efeito protetor da religiosidade e espiritualidade na prevenção ao uso de drogas, sendo justificado pela menor interação dos adolescentes com os pares desviantes, atitudes conservadora dos amigos e níveis elevados de bem-estar. CONCLUSÕES: trazer à luz o efeito positivo da religiosidade e da espiritualidade poderá contribuir para que os profissionais envolvidos com os adolescentes lancem intervenções com vistas a reduzir o consumo de drogas nesse grupo.

Palabras clave : Religião; Espiritualidade; Adolescente; Drogas Ilícitas; Alcoolismo; Hábito de Fumar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )