SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Criação parental, dificuldades interpessoais e consumo de drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

REIS, Leonardo Naves dos; SIMPLICIO, Julio Cesar Ribeiro; GHERARDI-DONATO, Edilaine Cristina da Silva  e  ZANETTI, Ana Carolina Guidorizzi. Probabilidades de internação psiquiátrica de pacientes de um ambulatório de saúde mental. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2015, vol.11, n.2, pp. 61-69. ISSN 1806-6976.

Objetivou-se avaliar fatores de predi‹o (diagn—sticos e caracter’sticas sociodemogr‡ficas) referentes ^ interna‹o psiqui‡trica entre usu‡rios ambulatoriais de saœde mental. O estudo foi realizado a partir de dados secund‡rios, extra’dos dos prontu‡rios e analisados por regress‹o log’stica, para obten‹o da equa‹o de predi‹o da probabilidade de interna‹o psiqui‡trica. Os diagn—sticos que apresentaram signific‰ncia estat’stica (p<0,05) foram transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia, distœrbios ansiosos e depress‹o, e os dois primeiros apresentaram associa‹o de alta magnitude com a necessidade de interna‹o. A idade foi inversamente proporcional ^ necessidade de interna‹o. Os resultados encontrados podem incitar a›es espec’ficas substitutivas e de preven‹o ^ interna‹o psiqui‡trica aos pacientes mais jovens com esquizofrenia e transtorno afetivo bipolar.

Palavras-chave : Saœde Mental; Epidemiologia; Hospitaliza‹o, Psiquiatria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )