SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Criação parental, dificuldades interpessoais e consumo de drogasPrática esportiva e uso de substâncias entre estudantes do ensino médio: diferentes perspectivas dessa relação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

ROCHA, Caroline NeubŸser et al. Risco de suicídio em dependentes de cocaína com episódio depressivo atual: sentimentos e vivências. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2015, vol.11, n.2, pp. 78-84. ISSN 1806-6976.

A morte por suic’dio passou a ocupar a terceira posi‹o entre as mais frequentes na popula‹o de 15 a 44 anos de idade. A morte autoinfligida possui significados que requerem compreens‹o e aten‹o. O objetivo deste estudo foi conhecer as vivncias e os sentimentos dos usu‡rios de coca’na dentro da rela‹o dependncia qu’mica e suic’dio. Este Ž um estudo qualitativo, realizado de agosto de 2012 a fevereiro de 2013. Os 18 indiv’duos que preencheram os critŽrios para epis—dio depressivo responderam ^ entrevista semiestruturada para risco de suic’dio, pelo Mini International Neuropsychiatric Interview. Na an‡lise dos conteœdos narrados, estabeleceram-se trs categorias: hist—ria pregressa, tentativas de suic’dio e depress‹o. Os resultados foram avaliados procurando refletir e compreender as vivncias expostas pelos usu‡rios. Este estudo auxilia a compreens‹o dos significados das vivncias e sentimentos dos usu‡rios de coca’na/crack ante o risco de suic’dio.

Palavras-chave : Transtornos Relacionados ao Uso de Subst‰ncias; Suic’dio; Depress‹o.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )