SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Suicide risk in cocaine addicts with a current depressive episode: feelings and experiencesEncounters with crack: beginning, length of use, daily quantity and form of use author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

BEDENDO, André; ANDRADE, André Luiz Monezi  and  NOTO, Ana Regina. Prática esportiva e uso de substâncias entre estudantes do ensino médio: diferentes perspectivas dessa relação. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2015, vol.11, n.2, pp. 85-96. ISSN 1806-6976.

O presente estudo teve por objetivo descrever a rela‹o entre a pr‡tica de esportes e o consumo de subst‰ncias entre estudantes do ensino mŽdio. Realizou-se uma busca, sem restri‹o de data, nas principais bases de dados sobre saœde (Cochrane, LILACS, PsycINFO, PubMed, SciELO e Scopus). A an‡lise evidenciou que a pr‡tica esportiva pode se apresentar tanto como fator associado ^ prote‹o quanto ao risco de uso, dependendo de uma sŽrie de vari‡veis. Entre essas se destacam o gnero, as modalidades esportivas, o ambiente sociocultural e motiva‹o tanto para a pr‡tica esportiva quanto para o consumo da subst‰ncia. O planejamento de a›es preventivas que envolvam a pr‡tica de esportes devem considerar os diferentes fatores envolvidos, a fim de promover a preven‹o do consumo de drogas entre os adolescentes.

Keywords : Esportes; Transtornos Relacionados ao Uso de Subst‰ncias [preven‹o & controle]; Adolescente; Estudantes.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )