SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Prática esportiva e uso de substâncias entre estudantes do ensino médio: diferentes perspectivas dessa relaçãoO uso do crack durante a gesta‹o e suas repercuss›es biopsicossociais e espirituais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

LEITE, Suelen Cardoso; OLIVEIRA, Michele Mandagará de  e  CRUZ, Vania Dias. O encontro com o crack: inicio, tempo, quantidade diária e formas de uso. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2015, vol.11, n.2, pp. 97-104. ISSN 1806-6976.

O objetivo desta pesquisa foi conhecer as trajet—rias de uso, assim como o padr‹o de consumo da subst‰ncia entre pessoas que consomem crack. Trata-se de um estudo descritivo-explorat—rio com abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevista semiestruturada, com 14 pessoas acompanhadas pela EstratŽgia de Redu‹o de Danos da cidade de Pelotas/RS. Os resultados apontam que a maioria dos usu‡rios teve o primeiro contato com drogas il’citas utilizando a maconha e outras formas de administra‹o da coca’na atŽ elegerem o crack como droga de escolha. Embora o uso de crack seja de forma compulsiva h‡ aqueles que conseguem fazer um uso controlado da subst‰ncia.

Palavras-chave : Usu‡rios de Drogas; Coca’na Crack; Transtornos Relacionados ao uso de Subst‰ncias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )