SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2O uso do crack durante a gesta‹o e suas repercuss›es biopsicossociais e espirituais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

PEREIRA, Vagna Cristina Leite da Silva et al. Características sociodemográficas de adolescentes que vivem com familiares alcoolistas no município de João Pessoa, Paraíba. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2015, vol.11, n.2, pp. 112-119. ISSN 1806-6976.

Tem-se como objetivo estimar o quantitativo de adolescentes que habitam lares com familiares alcoolistas em uma amostra representativa de adolescentes na cidade de Jo‹o Pessoa, Para’ba, e caracterizar os perfis sociodemogr‡ficos e familiares dos adolescentes que convivem com familiares alcoolistas. Estudo do tipo transversal de base populacional, realizado com 715 adolescentes entre 14 e 19 anos. Foram utilizados question‡rio sociodemogr‡fico e o CAGE-familiar. Para an‡lise dos resultados, foi utilizada estat’stica descritiva. De acordo com resultados, a maioria dos adolescentes eram meninas, com idade de 17 anos; entre os familiares alcoolistas, o pai foi mais referenciado. Torna-se necess‡rio implementar a›es de preven‹o para a saœde dos adolescentes com familiares alcoolistas, levando em considera‹o o risco para o desenvolvimento de problemas biopsicossociais.

Palavras-chave : Alcoolismo; Rela›es Familiares; Adolescente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )