SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Concepções dos usuários de crack sobre os fatores que influenciam o uso e a dependência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

MARCON, Samira Reschetti; DE SENE, Jennifer Oliveira  e  DE OLIVEIRA, José Roberto Temponi. Contexto familiar e uso de drogas entre adolescentes em tratamento. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2015, vol.11, n.3, pp. 122-128. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v11i3p122-128.

Neste estudo, o objetivo foi descrever as características do contexto familiar de adolescentes em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Cuiabá, MT. Estudo transversal retrospectivo documental, com análise de 74 prontuários de usuários em tratamento. Como resultados têm-se o predomínio do sexo masculino, baixa escolaridade e alta proporção do uso de maconha. A maioria tinha convivência familiar satisfatória, não se relacionava bem com a figura paterna e convivia com familiar usuário de drogas. Os achados apontam a importância da avaliação dos fatores familiares no tratamento, fornecendo informações relevantes para o desenvolvimento de assistência integral, abrangendo o usuário e seus familiares.

Palavras-chave : Relações Familiares; Características da Família; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Adolescente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )