SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Contexto familiar e uso de drogas entre adolescentes em tratamentoMortalidade atribuível ao consumo de bebidas alcoólicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

ROCHA, Walkiria da Silva et al. Concepções dos usuários de crack sobre os fatores que influenciam o uso e a dependência. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2015, vol.11, n.3, pp. 129-135. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v11i3p129-135.

Neste estudo objetivou-se identificar fatores influenciadores e facilitadores no uso do crack e os fatores que dificultam seu abandono. Trata-se de pesquisa qualitativa, envolvendo 20 usuários de crack, desenvolvida em João Pessoa, PB, em 2012. Os dados foram coletados através de formulário semiestruturado e analisados conforme a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A facilidade de acesso, curiosidade, influência de pessoas e uso do álcool/maconha se mostraram fatores que influenciam o uso do crack e dificultam seu abandono. Sugere-se ampliamento das ações e do olhar para o fenômeno da drogadição e espera-se contribuir para assistência mais integral, prestada pelo enfermeiro, através dos fatores explicitados neste estudo.

Palavras-chave : Cocaína Crack; Comportamento Aditivo; Drogas Ilícitas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )