SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Mortality caused by the consumption of alcoholic beveragesThe perceptions of nursing staff regarding the risk factors of drug use for pregnant women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

FREIRE, Mary Ann Menezes; FABER, Carolina de Oliveira; GUIMARAES, Flávia Ramos Fernandes  and  DE AMORIM, Wellington Mendonça. Formação da enfermeira e os cuidados ante a tuberculose e doenças nervosas e mentais (década de 1920). SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2015, vol.11, n.3, pp. 145-152. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v11i3p145-152.

Neste estudo analisam-se as recomendações do Relatório Goldmark para o ajuste na formação das(os) enfermeiras(os) em duas áreas: a tuberculose e as doenças nervosas e mentais. O método usado foi a pesquisa histórica, embasada na análise documental. Os resultados mostraram que as Escolas e Cursos de Enfermagem, à época, atenderam mais as exigências de suas instituições, mantenedoras e formadoras, do que procuraram seguir as orientações do Relatório, no sentido de contemplar, nos seus currículos, matérias específicas para a tuberculose e doenças mentais. Conclui-se que o Relatório Goldmark identificou a resistência das enfermeiras em lidar com esse tema. No entanto, deixou recomendações que tiveram impacto na formação dessas no transcorrer do século XX.

Keywords : Enfermagem; História da Enfermagem; Saúde Mental; Saúde Pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )