SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Mortalidade atribuível ao consumo de bebidas alcoólicasPercepção da equipe de enfermagem sobre os fatores de risco para o consumo de drogas pelas gestantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

FREIRE, Mary Ann Menezes; FABER, Carolina de Oliveira; GUIMARAES, Flávia Ramos Fernandes  e  DE AMORIM, Wellington Mendonça. Formação da enfermeira e os cuidados ante a tuberculose e doenças nervosas e mentais (década de 1920). SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2015, vol.11, n.3, pp. 145-152. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v11i3p145-152.

Neste estudo analisam-se as recomendações do Relatório Goldmark para o ajuste na formação das(os) enfermeiras(os) em duas áreas: a tuberculose e as doenças nervosas e mentais. O método usado foi a pesquisa histórica, embasada na análise documental. Os resultados mostraram que as Escolas e Cursos de Enfermagem, à época, atenderam mais as exigências de suas instituições, mantenedoras e formadoras, do que procuraram seguir as orientações do Relatório, no sentido de contemplar, nos seus currículos, matérias específicas para a tuberculose e doenças mentais. Conclui-se que o Relatório Goldmark identificou a resistência das enfermeiras em lidar com esse tema. No entanto, deixou recomendações que tiveram impacto na formação dessas no transcorrer do século XX.

Palavras-chave : Enfermagem; História da Enfermagem; Saúde Mental; Saúde Pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )