SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Formação da enfermeira e os cuidados ante a tuberculose e doenças nervosas e mentais (década de 1920)Relação de percepção de risco e consumo de álcool por adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

RODRIGUES, Priscila de Meireles; ZERBETTO, Sonia Regina  e  CICCILINI, Mariane Fabiani. Percepção da equipe de enfermagem sobre os fatores de risco para o consumo de drogas pelas gestantes. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2015, vol.11, n.3, pp. 153-160. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v11i3p122-128.

O consumo de substâncias psicoativas pela gestante é preocupante devido aos danos causados ao binômio mãe/filho(a). O objetivo deste estudo consistiu em identificar a percepção de profissionais de enfermagem de Unidades de Saúde da Família de uma cidade do interior paulista sobre os fatores de risco para o uso de substâncias psicoativas em gestantes. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com cinco enfermeiros e nove auxiliares de enfermagem, no período de outubro de 2013 a março de 2014, através de entrevistas semiestruturadas, utilizando a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontaram que os fatores de risco estão relacionados a questões familiares, socioeconômicas, culturais e biopsicológicas. Concluiu-se que os profissionais devem atentar ao pré-natal, condições de vida e dinâmica familiar das gestantes.

Palavras-chave : Equipe de Enfermagem; Gestantes; Drogas Ilícitas; Fatores de Risco.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )