SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Relação de percepção de risco e consumo de álcool por adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

AMORIM, Marianna de Francisco  e  OTANI, Márcia Aparecida Padovan. A reabilitação psicossocial nos Centros de Atenção Psicossocial: uma revisão integrativa. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2015, vol.11, n.3, pp. 168-177. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v11i3p168-177.

A partir de uma revisão integrativa, investigaram-se as dificuldades enfrentadas pelos Centros de Atenção Psicossocial na efetivação da reabilitação psicossocial. Foram analisados 35 artigos de periódicos indexados nas bases de dados LILACS, SciELO, INDEX Psi e PePSIC. Os resultados mostram que o conceito de reabilitação psicossocial engloba múltiplos significados. Os artigos descrevem experiências exitosas, mas enfatizam diversas dificuldades, como a pouca articulação dos Centros de Atenção Psicossocial com os serviços de atenção básica e intersetoriais, ações com baixo enfoque comunitário, poucas iniciativas para a inclusão social pelo trabalho, baixo suporte às famílias e falta de capacitação dos profissionais de saúde. Conclui-se que é necessário promover o debate e a reflexão dos gestores e profissionais, a fim de melhorar tal processo.

Palavras-chave : Saúde Mental; Reabilitação; Serviços de Saúde Mental; Assistência à Saúde Mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )