SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número4Acolhimento aos usuários de crack de um Centro de Atenção Psicossocial: os sentidos atribuídos pelos trabalhadoresConsulta de enfermagem em saúde mental na atenção primária em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

OLIVEIRA, Luisa Parra; ZAGO, Karine Santana de Azevedo  e  AGUIAR, Sheylla Bezerra. Potenciais interações medicamentosas em um serviço de urgência psiquiátrica de um hospital geral: análise das primeiras vinte e quatro horas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2015, vol.11, n.4, pp. 190-198. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v11i4p190-198.

A interação medicamentosa ocorre quando uma droga tem sua potência ou eficiência alterada pela presença de outra. A medicação utilizada nas urgências psiquiátricas tem como objetivo diminuir e/ou cessar sintomas relacionados à alteração do comportamento, quase sempre sintomas de agitação psicomotora e agressividade. É comum a utilização da polifarmácia para aumento do potencial de interação. O objetivo do estudo foi levantar as possíveis duplas de interações medicamentosas administradas no mesmo horário, em um serviço de urgência psiquiátrica de um hospital geral, durante as primeiras vinte e quatro horas de atendimento. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, documental, retrospectivo e de caráter quantitativo. A população refere-se aos prontuários de pacientes atendidos no PS HCU-UFU, na especialidade de psiquiatria, durante o ano de 2012. Selecionaram-se 725 prontuários de pacientes que buscaram o pronto-socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia no ano de 2012. As possíveis interações medicamentosas foram analisadas a partir do cruzamento dos fármacos nas bases de dados Drugs® e Micromedex®. A interação mais frequente nos prontuários analisados foi de Haloperidol + Prometazina, totalizando 17,7% de todas as 1.537 duplas de medicamentos administrados no mesmo horário, no período pesquisado. A base de dados Drugs® informou que, do total de duplas administradas no período, 559 (36%) apresentaram possibilidade de interação e 978 (64%) não apresentaram indícios de risco de interação. O Micromedex® evidenciou que, em 329 (21%) das duplas de medicamentos administrados houve algum tipo de interação medicamentosa, mas em 1.208 (79%) duplas não foi encontrada qualquer possibilidade de interação. A classe de medicamentos das possíveis interações que predominou foram os Benzodiazepínicos + Antipsicóticos, associação comumente utilizada nas emergências psiquiátricas, alertando para a necessidade de monitoramento dos possíveis efeitos adversos destes medicamentos. A partir dos achados, elaborou-se um quadro com os principais cuidados de potenciais interações entre medicamentos utilizados na urgência psiquiátrica.

Palavras-chave : Interações de Medicamentos; Psicotrópicos; Serviços de Saúde de Emergência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License