SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número4Potenciais interações medicamentosas em um serviço de urgência psiquiátrica de um hospital geral: análise das primeiras vinte e quatro horasO consumo de álcool e o sentido de coerência em jovens em formação educativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

BOLSONI, Eduarda Berckenbrock et al. Consulta de enfermagem em saúde mental na atenção primária em saúde. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2015, vol.11, n.4, pp. 199-207. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v11i4p199-207.

O objetivo, nesta pesquisa, foi compreender a importância da consulta de enfermagem em saúde mental na Atenção Primária à Saúde. Utilizou-se abordagem qualitativa do tipo descritiva, cujos participantes foram sete enfermeiros que compõem a Equipe de Estratégia de Saúde da Família, vinculados a um Centro de Saúde. Os dados foram obtidos por entrevista e grupo de discussão. Todos os enfermeiros consideraram a consulta de enfermagem em saúde mental importante por ser uma estratégia de acompanhamento, pelo fortalecimento do vínculo com o paciente na longitudinalidade do cuidado, por ampliar a participação do enfermeiro perante as discussões de caso com a equipe multiprofissional e contribuir para a resolutividade dos casos de saúde mental.

Palavras-chave : Enfermagem; Atenção Primária à Saúde; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License