SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número4Consulta de enfermagem em saúde mental na atenção primária em saúdeRepercussões neonatais decorrentes da exposição ao crack durante a gestação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

MOUTINHO, Lidia Susana Mendes; MENDES, Aida Maria de Oliveira Cruz  e  LOPES, Manuel Jose. O consumo de álcool e o sentido de coerência em jovens em formação educativa. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2015, vol.11, n.4, pp. 208-216. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v11i4p208-216.

O consumo de bebidas alcoólicas tem sofrido alterações assim como os fatores que o influenciam. Com o objetivo de perceber o papel do sentido no padrão de consumo de bebidas alcoólicas, realizou-se estudo, numa amostra de jovens adultos (N=260) com idade entre 20 e 30 anos, em Lisboa. Os instrumentos utilizados foram o The Alcohol Use Disorder Identification Test e o Questionário do Sentido de Coerência. Os resultados mostram que 10,8% têm problemas de consumo de álcool. Os que têm sentido de coerência mais baixo, principalmente na dimensão capacidade de investimento, apresentam mais consumo nocivo e de risco. Conclui-se que a promoção de comportamentos de saúde deve incluir medidas que visem o fortalecimento do sentido de coerência.

Palavras-chave : Consumo de Bebidas Alcoólicas; Adulto Jovem; Senso de Coerência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License