SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número4O consumo de álcool e o sentido de coerência em jovens em formação educativaAdesão ao tratamento medicamentoso dos usuários de centros de atenção psicossocial com transtornos de humor e esquizofrenia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

REIS, Fernando Teixeira  e  LOUREIRO, Rubens José. Repercussões neonatais decorrentes da exposição ao crack durante a gestação. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2015, vol.11, n.4, pp. 217-224. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v11i4p217-224.

OBJETIVO: o objetivo neste estudo foi identificar as repercussões neonatais decorrentes da exposição ao crack durante a gestação, segundo a prática clínica dos médicos e enfermeiras e analisar o protocolo de atendimento a esses pacientes. MÉTODOS: trata-se de estudo do tipo descritivo com abordagem qualiquantitativa, realizada por meio de entrevistas. RESULTADOS: verificou-se que não existe protocolo de atendimento e que a maioria dos neonatos é pequena para a idade gestacional, prematura, e apresenta reflexos anormais dentre outras complicações. CONCLUSÃO: os resultados encontrados neste estudo assemelham-se aos descritos na literatura e reforçam a necessidade de estratégias holísticas de abordagem e intervenção nessa população.

Palavras-chave : Cocaína Crack; Drogas de Abuso; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Gravidez; Síndrome de Abstinência Neonatal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License