SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Fatores associados à opinião favorável (ou contrária) à liberação da maconha em uma amostra de docentes e discentes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

MALDONADO GARCIA, Viviana  e  COSTA JR, Moacyr Lobo da. Consumo de drogas ilegais pelos estudantes e a relação com o entorno. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2016, vol.12, n.1, pp. 3-11. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i1p3-11.

O objetivo dessa pesquisa é definir a relação entre o consumo de drogas ilegais pelos estudantes do ensino médio e o entorno familiar, amigos e vulnerabilidade social. Os dados são provenientes do III Estudio Nacional Prevención y consumo de drogas en estudantes de secundária, realizado em instituições educacionais localizadas na região metropolitana de Lima, no Peru, contendo informações de 6233 estudantes. A análise evidencia que ter um familiar com problemas de álcool aumenta o risco de consumo de drogas ilegais em 47%, e um familiar com problemas de drogas em 2,5 vezes. Sobre o consumo de drogas e envolvimento em atividades delitivas do grupo de pares, estes incrementam no primeiro caso até 2,2 vezes o risco para o consumo de drogas ilegais e, no segundo caso, até 39%. Esse trabalho contribui com evidências científicas para o desenvolvimento de estratégias com relação à prevenção do consumo de drogas ilegais no Peru.

Palavras-chave : Drogas Ilícitas; Adolescentes; Fatores de Risco; Família; Amigos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês | Espanhol     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License