SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Consumo de drogas ilegais pelos estudantes e a relação com o entornoBarreiras e facilidades encontradas por mulheres usuárias de substâncias psicoativas na busca por tratamento especializado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

LANDIM-ALMEIDA, Camila Aparecida Pinheiro; RODRIGUES, Henrique Galeno Patrício; MAGALHAES, Juliana Macêdo  e  FERNANDES, Márcia Astrês. Fatores associados à opinião favorável (ou contrária) à liberação da maconha em uma amostra de docentes e discentes universitários. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2016, vol.12, n.1, pp. 12-21. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i1p12-21.

Objetivou-se conhecer fatores associados à opinião favorável (ou contrária) à liberação da maconha, em uma amostra de docentes e discentes universitários. Estudo exploratório-descritivo e transversal, com abordagem quantitativa, com 288 docentes e discentes dos cursos de graduação em Enfermagem e Direito de uma instituição de ensino superior privada, em Teresina, PI. Os dados foram coletados por meio de questionário autoaplicável, em 2014, e analisados no programa estatístico Statistical Package for Social Sciences. Os principais resultados revelaram que a maioria era do sexo feminino, média de 25 anos, solteiros, católicos e aproximadamente 70% mostraram-se contrários à liberação da maconha. Conclui-se que há carência de pesquisas sobre o tema da liberação da maconha no Brasil, principalmente em relação à visão de docentes e discentes de nível superior.

Palavras-chave : Docentes; Estudantes; Universidades; Cannabis.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License