SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Factores asociados a la opinión favorable (o contraria) a la liberación de la marihuana en una muestra de docentes y discentes universitariosEl papel de la escuela en las acciones preventivas relacionadas al uso de alcohol y otras drogas por alumnos de la Educación Básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

ALBUQUERQUE, Caroline de Souza  y  NOBREGA, Maria do Perpétuo Socorro Sousa. Barreiras e facilidades encontradas por mulheres usuárias de substâncias psicoativas na busca por tratamento especializado. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2016, vol.12, n.1, pp. 22-29. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i1p22-29.

Identificar barreiras e facilidades encontradas por mulheres na busca de tratamento em dependência química. Pesquisa quantitativa realizada em três Centros de Atenção Psicossocial do estado de São Paulo. A pesquisa foi realizada a partir de informações obtidas por amostras com 44 mulheres, sendo: solteiras (52,3%), brancas (43,2%), sem trabalho (95,4%). De acordo com a amostragem, os índices obtidos foram: o uso de substância psicoativa identificado na faixa etária entre 5 e 20 anos (77,2%), o uso de substância psicoativa na rua com amigos (34,9%), buscaram tratamento pela primeira vez devido ao álcool (45,5%) e (65,9%) ficaram motivadas ao chegar ao tratamento. Como barreiras externas predominaram os seguintes itens: (81,8%), não sabiam que existia serviço especializado, (79,5%) não sabia que existia tratamento específico para mulheres, (79,5%) que a família não via importância/tinha vergonha da mulher usuária, e (79,5%) nunca havia sido encaminhadas para um serviço especializado. Entretanto, o índice mais relevante como facilidade na busca por tratamento é o apoio da família e/ou amigos, apontado por 70,5% das mulheres.  A pesquisa reflete fragilidades na detecção precoce do consumo de substâncias psicoativas em mulheres e na divulgação e encaminhamento para os serviços de tratamento especializados.

Palabras clave : Mulheres; Drogas Ilícitas; Terapêutica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License