SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Comunidad Terapéutica para Adolescentes: una revisión sistemática de literatura entre 2002 y 2013 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

PONCE, Talita Dutra et al. Treinamento de equipes de enfermagem para assistência à síndrome de abstinência alcoólica: revisão integrativa. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2016, vol.12, n.1, pp. 58-64. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i1p58-64.

Este estudo teve como objetivo analisar evidências relativas à eficácia de estratégias de treinamentos para equipes de enfermagem assistenciais com temática relacionada à síndrome de abstinência alcoólica. Usou-se, como método, a revisão integrativa, com descritores indexados nas bases de informações MEDLINE, LILACS, Bireme, PubMed, SciELO, Web of Science e CINAHL, sem restrições de ano. Foram utilizados os descritores: "Síndrome de Abstinência Alcóolica", "Enfermagem" e "Educação". Os treinamentos realizados com equipes de enfermagem foram considerados eficazes, refletindo de forma positiva na assistência. Todos os estudos incluíram em seus treinamentos escalas como forma de avaliar os pacientes, sendo a escala Assessment Clinical Institute Withdrawal for Alcohol, Revised e o questionário CAGE os mais utilizados. Conclui-se que profissionais de enfermagem que trabalham com a síndrome de abstinência alcoólica precisam receber treinamentos e atualizações sobre o tema.

Palabras clave : Alcoolismo; Abstinência de Álcool; Síndrome de Abstinência a Substâncias; Enfermagem; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License