SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Ruidos del proceso de trabajo y la acogida de la familia en la atención psicossocial en alcohol y otras drogas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

NIMTZ, Miriam Aparecida et al. Impactos legais e no trabalho na vida do dependente químico. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2016, vol.12, n.2, pp. 68-74. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i2p65-74.

O objetivo desse estudo é  identificar o impacto do uso de drogas na vida do dependente químico em situações de criminalidade e de trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, cujos dados foram coletados entre agosto e setembro de 2012 , em uma unidade de reabilitação para dependentes químicos do Paraná. Foram entrevistados 20 dependentes químicos. Os dados foram tratados com a análise categorial temática. Dos resultados encontrados, ressalta-se a vulnerabilidade laboral e social dos entrevistados. Conclui-se que o uso de substâncias químicas ilícitas leva o usuário a prejuízos da vida funcional de trabalho, além de sujeitá-lo à penalidades na esfera criminal.

Palabras clave : Drogas Ilícitas; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Crime; Enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License