SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Legal and work-related impacts in the life of chemically dependent individualsAnalysis of attitudes of Primary Health Care professionals regarding people with disorders due to alcohol use author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

LISBOA, Gabrielle Leite Pacheco; BREDA, Mércia Zeviani  and  ALBUQUERQUE, Maria Cícera dos Santos de. Ruídos do processo de trabalho e o acolhimento da família na atenção psicossocial em álcool e outras drogas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2016, vol.12, n.2, pp. 75-83. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i2p75-83.

Pesquisa qualitativa, exploratória, objetivando apresentar ruídos encontrados no processo de trabalho de um Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas, e possibilidades para o acolhimento efetivo da família neste serviço. A coleta dos dados foi realizada através de entrevista semiestruturada com oito profissionais. A análise dos dados foi realizada através da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin e a discussão foi fundamentada na perspectiva teórica de Merhy. Os resultados evidenciaram ruídos produzidos no processo de trabalho e suas interfaces com o acolhimento aos familiares. Mais especificamente, revelaram demanda excessiva de atendimento, despreparo dos profissionais, acolhimento focado na dependência, dificuldades para o trabalho interdisciplinar e ausência de uma rede efetiva. Este estudo concluiu que ampliação dos vínculos, territorialização, articulação com grupos de apoio e flexibilidade dos grupos familiares , são possíveis caminhos para o acolhimento das famílias.

Keywords : Acolhimento; Família; Serviços de Saúde Mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License