SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Impactos legais e no trabalho na vida do dependente químicoAnálise das atitudes de profissionais da Atenção Primária a Saúde frente a pessoas com transtornos relacionados ao uso de álcool índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

LISBOA, Gabrielle Leite Pacheco; BREDA, Mércia Zeviani  e  ALBUQUERQUE, Maria Cícera dos Santos de. Ruídos do processo de trabalho e o acolhimento da família na atenção psicossocial em álcool e outras drogas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2016, vol.12, n.2, pp. 75-83. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i2p75-83.

Pesquisa qualitativa, exploratória, objetivando apresentar ruídos encontrados no processo de trabalho de um Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas, e possibilidades para o acolhimento efetivo da família neste serviço. A coleta dos dados foi realizada através de entrevista semiestruturada com oito profissionais. A análise dos dados foi realizada através da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin e a discussão foi fundamentada na perspectiva teórica de Merhy. Os resultados evidenciaram ruídos produzidos no processo de trabalho e suas interfaces com o acolhimento aos familiares. Mais especificamente, revelaram demanda excessiva de atendimento, despreparo dos profissionais, acolhimento focado na dependência, dificuldades para o trabalho interdisciplinar e ausência de uma rede efetiva. Este estudo concluiu que ampliação dos vínculos, territorialização, articulação com grupos de apoio e flexibilidade dos grupos familiares , são possíveis caminhos para o acolhimento das famílias.

Palavras-chave : Acolhimento; Família; Serviços de Saúde Mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License