SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Ruídos do processo de trabalho e o acolhimento da família na atenção psicossocial em álcool e outras drogasAssociação entre o estado nutricional e padrões de uso de drogas em pacientes atendidos em Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

CAIXETA, Lucélia Marques Martins; PEDROSA, Leila Aparecida Kauchakje  e  HAAS, Vanderlei José. Análise das atitudes de profissionais da Atenção Primária a Saúde frente a pessoas com transtornos relacionados ao uso de álcool. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2016, vol.12, n.2, pp. 84-91. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i2p84-91.

Este estudo objetivou analisar as atitudes dos profissionais da Atenção Primária a Saúde frente a pessoas com transtornos relacionados ao uso de álcool, realizado com 489 profissionais atuantes em um município de Minas Gerais. Foram utilizados dois instrumentos auto aplicáveis: questionário com informações sócio-demográficas e a Escala de Atitudes Frente o Uso de Álcool, ao Alcoolismo e ao Alcoolista (EAFAAA). Os dados coletados foram submetidos à análise por meio do programa SPSS versão 20.0. Os resultados evidenciaram que as atitudes dos participantes se apresentaram positivas em todos os itens da escala (=3,31; med =3,33). Concluiu-se que a investigação das atitudes apresentou uma noção da visão dos profissionais relacionada aos sentimentos, opiniões e percepções frente a pessoas com transtornos relacionados ao uso de álcool. Diante disso, faz-se necessário a realização de outros estudos que auxiliem no fortalecimento dessas atitudes,  de forma a melhorar o plano assistencial dispensado a esses indivíduos.

Palavras-chave : Alcoolismo; Atenção Primária a Saúde; Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License