SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Analysis of attitudes of Primary Health Care professionals regarding people with disorders due to alcohol usePerception of users of psychoactive substances on damage reduction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

RIBEIRO, Daniele do Rocio  and  CARVALHO, Denise Siqueira de. Associação entre o estado nutricional e padrões de uso de drogas em pacientes atendidos em Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2016, vol.12, n.2, pp. 92-100. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i2p92-100.

O objetivo deste estudo foi avaliar o estado nutricional de pacientes em início e no terceiro mês de tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Curitiba-PR e verificar a sua relação com os aspectos socioeconômicos, demográficos e padrões de uso de drogas nesses dois grupos. Foram avaliados 254 adultos, 175 do grupo de início de tratamento e 79 de terceiro mês. Ambos apresentaram alterações no estado nutricional, tanto baixo peso como excesso de peso. O baixo peso associou-se ao sexo feminino e uso recente de crack, e o excesso de peso ao tempo de uso de álcool e ao uso frequente de maconha. O estudo demonstrou a grande vulnerabilidade dessa população em relação ao aspecto nutricional.

Keywords : Transtornos Relacionados ao Uso de Substância; Avaliação Nutricional; Usuários de Drogas; Estado Nutricional.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License