SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Análise das atitudes de profissionais da Atenção Primária a Saúde frente a pessoas com transtornos relacionados ao uso de álcoolPercepção dos usuários de substâncias psicoativas sobre a redução de danos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

RIBEIRO, Daniele do Rocio  e  CARVALHO, Denise Siqueira de. Associação entre o estado nutricional e padrões de uso de drogas em pacientes atendidos em Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2016, vol.12, n.2, pp. 92-100. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i2p92-100.

O objetivo deste estudo foi avaliar o estado nutricional de pacientes em início e no terceiro mês de tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Curitiba-PR e verificar a sua relação com os aspectos socioeconômicos, demográficos e padrões de uso de drogas nesses dois grupos. Foram avaliados 254 adultos, 175 do grupo de início de tratamento e 79 de terceiro mês. Ambos apresentaram alterações no estado nutricional, tanto baixo peso como excesso de peso. O baixo peso associou-se ao sexo feminino e uso recente de crack, e o excesso de peso ao tempo de uso de álcool e ao uso frequente de maconha. O estudo demonstrou a grande vulnerabilidade dessa população em relação ao aspecto nutricional.

Palavras-chave : Transtornos Relacionados ao Uso de Substância; Avaliação Nutricional; Usuários de Drogas; Estado Nutricional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License