SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Atendimento pré-hospitalar ao indivíduo com comportamento suicida: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

DUARTE, Viviane Freitas; LAVORATO NETO, Gabriel; RODRIGUES, Larissa  e  CAMPOS, Claudinei José Gomes. Ditos acadêmicos do ontem e do hoje acerca do papel da enfermagem no processo e rotina da desinstitucionalização. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2016, vol.12, n.2, pp. 116-136. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i2p116-136.

Esta Revisão Integrativa objetiva explorar a produção científica nacional de enfermagem psiquiátrica sobre a reabilitação psicossocial no período de 1992 a 2014. A análise dos artigos levantados, resulta cinco categorias temáticas: enfermagem e a Reforma Psiquiátrica, ferramentas e estratégias que possibilitam a reabilitação psicossocial, o contexto familiar na reabilitação psicossocial, CAPS e outros espaços como facilitadores da reabilitação psicossocial e saúde mental na atenção básica. Nossas conclusões consideram a necessidade de um investimento maior na capacitação profissional do enfermeiro para compatibilizar com as demandas de cuidados aos doentes mentais apresentadas pela Reforma Psiquiátrica, que vem se consolidando paulatinamente com estratégias de inclusão que parecem adequadas, porém ainda insuficientes.

Palavras-chave : Enfermagem Psiquiátrica; Desinstitucionalização; Reabilitação Psiquiátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License