SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Therapeutic workshops as expressions of subjectivityStress among nursing students at a public university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

VERCEZE, Flávia Angelo  and  CORDEIRO, Sílvia Nogueira. Trainspotting: Uma perspectiva psicanalítica da toxicomania na contemporaneidade. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2016, vol.12, n.3, pp. 154-162. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i3p154-162.

O uso de substâncias consideradas tóxicas consiste em uma prática milenar presente em diferentes povos e culturas. Todavia, em cada civilização ou época, a droga apresenta uma finalidade diferente. Na contemporaneidade o uso de drogas está relacionado ao modo de vida e aos ideais vigentes no contexto social, caracterizado fundamentalmente por uma cultura do narcisismo e do espetáculo. Partindo dessa concepção de droga presente na atualidade e do pressuposto de que a subjetividade humana e as patologias são construídas a partir de articulações das relações culturais com a história individual do sujeito, o presente artigo tem como objetivo discutir o fenômeno da toxicomania na contemporaneidade através de vinhetas do filme Trainspotting. Para fundamentar essa discussão, utilizará o referencial teórico psicanalítico.

Keywords : Toxicomania; Psicanálise; Contemporaneidade; Narcisismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License