SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Oficina terapêutica como expressão da subjetividadeEstresse entre graduandos de enfermagem de uma universidade pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

VERCEZE, Flávia Angelo  e  CORDEIRO, Sílvia Nogueira. Trainspotting: Uma perspectiva psicanalítica da toxicomania na contemporaneidade. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2016, vol.12, n.3, pp. 154-162. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i3p154-162.

O uso de substâncias consideradas tóxicas consiste em uma prática milenar presente em diferentes povos e culturas. Todavia, em cada civilização ou época, a droga apresenta uma finalidade diferente. Na contemporaneidade o uso de drogas está relacionado ao modo de vida e aos ideais vigentes no contexto social, caracterizado fundamentalmente por uma cultura do narcisismo e do espetáculo. Partindo dessa concepção de droga presente na atualidade e do pressuposto de que a subjetividade humana e as patologias são construídas a partir de articulações das relações culturais com a história individual do sujeito, o presente artigo tem como objetivo discutir o fenômeno da toxicomania na contemporaneidade através de vinhetas do filme Trainspotting. Para fundamentar essa discussão, utilizará o referencial teórico psicanalítico.

Palavras-chave : Toxicomania; Psicanálise; Contemporaneidade; Narcisismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License