SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Trainspotting: a psychoanalytic perspective of drug addiction in contemporary societySocial reintegration of drug-addicted individuals living in therapeutic communities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

MOTA, Nayanne Ingrid Farias et al. Estresse entre graduandos de enfermagem de uma universidade pública. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2016, vol.12, n.3, pp. 163-170. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i3p163-170.

OBJETIVO: Estimar o nível de estresse e a sintomatologia apresentada em acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública. MÉTODO: Estudo transversal e quantitativo envolvendo 151 graduandos de enfermagem selecionados a partir de um sorteio baseado na lista de alunos matriculados. Foi utilizado o inventário de sintomas do stress de Lipp versão para adultos. Os dados foram analisados e apresentados descritivamente por meio de distribuições absolutas e percentuais, utilizando software estatístico R. RESULTADOS: 49,7% dos alunos apresentaram sintomas de estresse, com a maioria de indivíduos cursando o 8º e 9º períodos. Os sintomas psicológicos foram mais presentes (50,7%). CONCLUSÃO: Recomenda-se implementação de ferramentas de tecnologia leve do cuidado que apresentam baixo custo e alto poder resolutivo, para melhor combate ao estresse.

Keywords : Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Estresse Psicológico; Saúde Mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License