SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Trainspotting: Uma perspectiva psicanalítica da toxicomania na contemporaneidadeReinserção social de dependentes químicos residentes em comunidades terapêuticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

MOTA, Nayanne Ingrid Farias et al. Estresse entre graduandos de enfermagem de uma universidade pública. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2016, vol.12, n.3, pp. 163-170. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i3p163-170.

OBJETIVO: Estimar o nível de estresse e a sintomatologia apresentada em acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública. MÉTODO: Estudo transversal e quantitativo envolvendo 151 graduandos de enfermagem selecionados a partir de um sorteio baseado na lista de alunos matriculados. Foi utilizado o inventário de sintomas do stress de Lipp versão para adultos. Os dados foram analisados e apresentados descritivamente por meio de distribuições absolutas e percentuais, utilizando software estatístico R. RESULTADOS: 49,7% dos alunos apresentaram sintomas de estresse, com a maioria de indivíduos cursando o 8º e 9º períodos. Os sintomas psicológicos foram mais presentes (50,7%). CONCLUSÃO: Recomenda-se implementação de ferramentas de tecnologia leve do cuidado que apresentam baixo custo e alto poder resolutivo, para melhor combate ao estresse.

Palavras-chave : Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Estresse Psicológico; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License