SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Estresse entre graduandos de enfermagem de uma universidade públicaRelação entre os níveis de atividade física e qualidade de vida no uso de drogas em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SOUZA, Kévin da Silva; SILVA, Iuri Fernando Coutinho e; BATISTA, Sonis Henrique Rezende  e  ALMEIDA, Rogério José de. Reinserção social de dependentes químicos residentes em comunidades terapêuticas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2016, vol.12, n.3, pp. 171-177. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i3p171-177.

O estudo teve por objetivo caracterizar as ações e atividades voltadas para a reinserção social de dependentes químicos residentes em comunidades terapêuticas. Foram avaliadas 43 comunidades, localizadas no estado de Goiás, com a utilização de um questionário semiestruturado. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e os resultados apontaram que essas comunidades apresentam mecanismos de preparo do residente para a alta terapêutica e encaminhamento ao mercado de trabalho. Entretanto, desenvolvem poucas atividades para a inserção no mercado de trabalho. O envolvimento da família no tratamento dos residentes é estimulado com visitas e atividades conjuntas. Conclui-se que embora o trabalho das comunidades seja relevante, ainda carece de ajuda de políticas públicas de assistência social que contribuam com a reinserção desses indivíduos na sociedade.

Palavras-chave : Dependência Química; Drogas; Tratamento; Reinserção Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License