SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Social reintegration of drug-addicted individuals living in therapeutic communitiesPsychosocial aspects of work in mental health: an integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

PINHEIRO, Bruno de Oliveira; ANDRADE, André Luiz Monezi  and  MICHELI, Denise De. Relação entre os níveis de atividade física e qualidade de vida no uso de drogas em adolescentes. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2016, vol.12, n.3, pp. 178-187. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i3p178-187.

Devido ao crescente consumo de drogas entre os adolescentes em fase escolar, este estudo teve por objetivo avaliar a real contribuição das atividades físicas como método de prevenção ao uso de entorpecentes , considerando os índices de qualidade de vida e padrões de consumo dessas substâncias. O estudo foi realizado com 754 adolescentes entre 14 e 18 anos de idade. Verificou-se, entre os adolescentes com alto nível de atividade física, maiores índices de consumo de substâncias psicotrópicas, bebidas energéticas, substâncias ergogênicas e baixos índices de qualidade de vida. De modo geral, sugere-se a realização de intervenções de caráter educativo sobre o uso de substâncias em geral, tanto para adolescentes praticantes de atividades físicas quanto para familiares e treinadores.

Keywords : Adolescente; Atividade Motora; Qualidade de Vida; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License