SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Relationship between levels of physical activity and quality of life in drug use in teenagers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

TREVISAN, Erika Renata  and  CASTRO, Sybelle de Souza. Aspectos psicossociais do trabalho em Saúde Mental: uma revisão integrativa. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2016, vol.12, n.3, pp. 188-197. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i3p188-197.

OBJETIVO: analisar as produções científicas nacionais e internacionais que abordem os fatores psicossociais envolvidos na saúde do trabalhador de saúde mental. MÉTODO: revisão integrativa nas bases de dados Pubmed, Lilacs e Scielo. A Análise dos dados foi realizada pela codificação e categorização dos conteúdos. RESULTADOS: foram analisados 13 artigos, agrupados e discutidos em três categorias: a satisfação e impacto com o trabalho em saúde mental; qualidade de vida e o sofrimento mental do profissional e estresse em profissionais da saúde mental. CONSIDERAÇÕES FINAIS: os estudos descreveram, verificaram e caracterizaram aspectos psicossociais envolvidos no trabalho em saúde mental. Espera-se que esse artigo contribua para a valorização da saúde do trabalhador, qualidade de vida, satisfação no trabalho e minimização do impacto do trabalho.

Keywords : Serviços de Saúde Mental; Saúde do Trabalhador; Avaliação de Serviços de Saúde; Qualidade de Vida; Satisfação no Emprego; Impacto Psicossocial.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License