SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Relação entre os níveis de atividade física e qualidade de vida no uso de drogas em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

TREVISAN, Erika Renata  e  CASTRO, Sybelle de Souza. Aspectos psicossociais do trabalho em Saúde Mental: uma revisão integrativa. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2016, vol.12, n.3, pp. 188-197. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i3p188-197.

OBJETIVO: analisar as produções científicas nacionais e internacionais que abordem os fatores psicossociais envolvidos na saúde do trabalhador de saúde mental. MÉTODO: revisão integrativa nas bases de dados Pubmed, Lilacs e Scielo. A Análise dos dados foi realizada pela codificação e categorização dos conteúdos. RESULTADOS: foram analisados 13 artigos, agrupados e discutidos em três categorias: a satisfação e impacto com o trabalho em saúde mental; qualidade de vida e o sofrimento mental do profissional e estresse em profissionais da saúde mental. CONSIDERAÇÕES FINAIS: os estudos descreveram, verificaram e caracterizaram aspectos psicossociais envolvidos no trabalho em saúde mental. Espera-se que esse artigo contribua para a valorização da saúde do trabalhador, qualidade de vida, satisfação no trabalho e minimização do impacto do trabalho.

Palavras-chave : Serviços de Saúde Mental; Saúde do Trabalhador; Avaliação de Serviços de Saúde; Qualidade de Vida; Satisfação no Emprego; Impacto Psicossocial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License