SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número4Identificação de uso de álcool em bancáriosConsumo de álcool e tabaco entre mulheres costureiras da cidade de Formiga - Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

REISDORFER, Emilene; DELZIOVO, Carmem Regina; GHERARDI-DONATO, Edilaine Cristina da Silva  e  MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio. Uso problemático de álcool e de tabaco por profissionais de saúde. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2016, vol.12, n.4, pp. 214-221. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i4p214-221.

O objetivo deste estudo foi descrever a prevalência e características do uso problemático de álcool e tabaco entre profissionais de saúde atuantes na Estratégia de Saúde da Família. Foi realizado um estudo transversal com profissionais de saúde do Alto Uruguai Catarinense, Santa Catarina, Brasil. As variáveis dependentes foram o uso problemático de álcool e o uso de tabaco e as variáveis independentes foram as características sociodemográficas, socioeconômicas e condições de saúde. Observou-se que 6,2% apresentavam uso problemático de álcool e 8,5% usavam tabaco. Torna-se essencial que os serviços de saúde estruturem políticas e ações específicas o desenvolvimento de estratégias de prevenção e tratamento específicos para este grupo de profissionais, aumentando a qualidade dos serviços prestados aos usuários neste nível de atenção.

Palavras-chave : Atenção Primária à Saúde; Saúde Mental; Transtornos Relacionados ao Uso de Álcool; Hábito de Fumar; Estudos Transversais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License