SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número4Uso problemático de álcool e de tabaco por profissionais de saúdeExperiência comunitária e realização pessoal em Alcoólicos Anônimos: uma pesquisa fenomenológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SILVA, Neliane Aparecida; OLIVEIRA, Jaqueline Lemos de  e  SOUZA, Jacqueline de. Consumo de álcool e tabaco entre mulheres costureiras da cidade de Formiga - Minas Gerais. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2016, vol.12, n.4, pp. 222-230. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i4p222-230.

Objetivou-se analisar a prevalência do consumo de álcool e tabaco entre mulheres costureiras de Formiga - Minas Gerais, identificando possíveis relações com as características sociodemográficas. Trata-se de um estudo quantitativo, desenvolvido com 56 das 66 trabalhadoras de quatro fábricas de costura. Verificou-se que 32,1% já consumiram tabaco alguma vez na vida, sendo que, destas, 55% utilizaram tal substância nos últimos três meses; 43% já consumiram álcool, sendo que 79% destas o fizeram nos últimos três meses. Nove mulheres se enquadram no padrão de consumo abusivo do tabaco e cinco no de álcool, apontando que o consumo está acima da média nacional. Ressalta-se a necessidade de aprofundar-se nas especificidades do consumo para delinear estratégias de prevenção eficazes entre tais trabalhadoras.

Palavras-chave : Trabalho Feminino; Alcoolismo; Hábito de Fumar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License