SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Risk factors for alcohol consumption in adolescents studentsWork and depression symptoms in Family Health Strategy nurses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

PINHO, Leandro Barbosa de  and  SINIAK, Débora Schlotefeldt. O papel da atenção básica no cuidado ao usuário de crack: opinião de usuários, trabalhadores e gestores do sistema. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2017, vol.13, n.1, pp. 30-36. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i1p30-36.

Objetivou-se conhecer a opinião de usuários do sistema, trabalhadores e gestores sobre o papel da atenção básica no cuidado ao usuário de crack. Recorte de estudo avaliativo, desenvolvido em Viamão-RS, com usuários, familiares, trabalhadores de saúde mental e gestores. Utilizou o referencial teórico e metodológico da Avaliação de Quarta Geração. Foram realizadas entrevistas com a aplicação do Círculo Hermenêutico e Dialético. O método de análise foi o Método Comparativo Constante. Apontou-se a dificuldade de articulação dos serviços especializados com a rede básica, prejudicando acesso e continuidade do cuidado. Destacou-se a escassez de profissionais capacitados para trabalhar com o fenômeno das drogas, limitando o potencial inventivo da rede. Ressalta-se a relevância de investir no matriciamento como mecanismo de integração e educação permanente em saúde mental.

Keywords : Atenção Primária à Saúde; Saúde Mental; Cocaína Crack.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License