SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Work and depression symptoms in Family Health Strategy nursesTreatment of social phobia in adults: considerations regarding family insertion within psychoeducational programs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

SOUSA, Fernanda Fernandes de Paiva Ribeiro Dantas et al. Enfrentamento religioso/espiritual em pessoas com câncer em quimioterapia: revisão integrativa da literatura. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2017, vol.13, n.1, pp. 45-51. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i1p45-51.

Objetivou-se identificar as evidências científicas disponíveis acerca do enfrentamento religioso/espiritual utilizado por pessoas com câncer, em quimioterapia. Trata-se de revisão integrativa da literatura. Utilizou-se os descritores Quimioterapia e Espiritualidade. As bases de dados foram: LILACS, PUBMED, ScienceDirect, EMBASE, CINAHL e BDENF. Os estudos reconhecem a religião/espiritualidade como estratégia de enfrentamento positivo, ao contribuírem para a adesão ao tratamento e redução do estresse. O enfrentamento negativo foi associado à incidência de efeitos colaterais, sofrimento psicológico, ansiedade e depressão. Conclui-se que o reconhecimento da espiritualidade como estratégia de enfrentamento e a identificação das carências espirituais fornecem aos profissionais de enfermagem um melhor escopo de informações para o plano de cuidados e para uma assistência mais integral.

Keywords : Quimioterapia; Espiritualidade; Religião; Adaptação Psicológica; Enfermagem Oncológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License