SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Enfrentamiento religioso/espiritual en personas con cáncer en quimioterapia: revisión integrativa de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

SZTAMFATER, Silvia  y  SAVOIA, Mariângela Gentil. Tratamento de fobia social em adultos: considerações a respeito da inserção da família em programas psicoeducacionais. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2017, vol.13, n.1, pp. 52-59. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i1p52-59.

CONTEXTO: a participação da família na recuperação psiquiátrica é um facilitador importante. OBJETIVO: mostrar a visão geral atual de estudos psicoeducacionais relacionadas ao envolvimento da família no tratamento da fobia social. MÉTODO: uma revisão sistemática de literatura foi realizada baseada nas bases de dados VHL, PsycInfo e SciELO. Foram considerados estudos em adultos entre 18 e 65 anos de idade com condições concomitantes, exceto transtornos de personalidade e psicose. Foram incluídos todos os tipos de estudo e diferentes intervalos de tempo das medidas de resultados. RESULTADOS: as bases de dados exibiram uma quantidade baixa de estudos envolvendo psicoeducação familiar para fobia social. Discussão: a literatura recente evidencia um número muito baixo de estudos abordando a participação familiar no tratamento da fobia social. CONCLUSÃO: foram encontrados somente estudos com pacientes adolescentes.

Palabras clave : Transtornos Fóbicos; Família; Cuidadores; Adulto.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License