SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Aciones de la enfermera en la atención primaria para prevecion del suicídioLa violencia relacionada con el trabajo en psiquiatría en la percepción de los trabajadores de enfermería índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

CANCIAN, Ana Carolina Maciel; GERMANO, Luiza Drissen Signorelli; CERUTTI, Fernanda  y  OLIVEIRA, Margareth da Silva. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e cocaína-crack: o que indica a comparação entre grupo de usuários e não usuários?. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2017, vol.13, n.2, pp. 78-85. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i2p78-85.

O objetivo, neste estudo, foi analisar a relação entre o uso de cocaína-crack e o diagnóstico de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Foram analisadas associações entre o grupo clínico de usuários de cocaína-crack e o não clínico, proveniente da população geral, de amostra de 971 participantes, que responderam ao Adult Self-Report. Foram encontradas diferenças significativas relacionadas à presença do diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (p=0,001), como problemas de atenção (p=0,001) que podem estar relacionados a alterações associadas à busca por situações recompensadoras, como o uso de substâncias. Isso, aliado à impulsividade, nos dois transtornos, tornaria tal associação digna de formulação de diretrizes específicas a fim de maximizar a eficácia do tratamento.

Palabras clave : Transtorno de Déficit de Atenção; Hiperatividade; Cocaína-Crack; Adult Self Report.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License