SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Ações do enfermeiro na atenção básica para prevenção do suicídioViolência relacionada ao trabalho na psiquiatria: percepção dos trabalhadores de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

CANCIAN, Ana Carolina Maciel; GERMANO, Luiza Drissen Signorelli; CERUTTI, Fernanda  e  OLIVEIRA, Margareth da Silva. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e cocaína-crack: o que indica a comparação entre grupo de usuários e não usuários?. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2017, vol.13, n.2, pp. 78-85. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i2p78-85.

O objetivo, neste estudo, foi analisar a relação entre o uso de cocaína-crack e o diagnóstico de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Foram analisadas associações entre o grupo clínico de usuários de cocaína-crack e o não clínico, proveniente da população geral, de amostra de 971 participantes, que responderam ao Adult Self-Report. Foram encontradas diferenças significativas relacionadas à presença do diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (p=0,001), como problemas de atenção (p=0,001) que podem estar relacionados a alterações associadas à busca por situações recompensadoras, como o uso de substâncias. Isso, aliado à impulsividade, nos dois transtornos, tornaria tal associação digna de formulação de diretrizes específicas a fim de maximizar a eficácia do tratamento.

Palavras-chave : Transtorno de Déficit de Atenção; Hiperatividade; Cocaína-Crack; Adult Self Report.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License