SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Trastorno por Déficit de Atención y Hiperactividad y Cocaína de crack: que indica la comparación de los usuarios y no usuarios?Disparidad de concepciones de tratamiento de la dependencia de sustancias psicoactivas: reflexiones e implicaciones entre profesionales, modelos e instituciones presente en los servicios de atención índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

PAULA, Glaudston Silva de et al. Violência relacionada ao trabalho na psiquiatria: percepção dos trabalhadores de enfermagem. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2017, vol.13, n.2, pp. 86-92. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i2p86-92.

Objetivou-se, neste estudo, analisar os tipos de violência relacionados ao trabalho em unidade de internação psiquiátrica, de acordo com a percepção dos trabalhadores de enfermagem, e discutir as repercussões para a saúde dos integrantes do grupo. Pesquisa qualitativa, descritiva, realizada em unidade de internação psiquiátrica de hospital universitário. Utilizou-se a técnica de entrevista semiestruturada, com 16 trabalhadores de enfermagem. Aplicada a análise de conteúdo aos depoimentos, identificou-se que tanto a violência psicológica quanto a institucional, decorrentes das condições inadequadas de trabalho, prejudicam os trabalhadores e a prática de enfermagem. Conclui-se, então, a importância de a instituição investir em ações preventivas no intuito de promover a saúde do grupo, bem como a qualidade do serviço ofertada.

Palabras clave : Enfermagem; Violência no Trabalho; Hospital Psiquiátrico; Saúde do Trabalhador.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License