SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Terapia Comunitaria Integrativa como estrategia de afrontamiento de las drogas entre internos de comunidades terapéuticas: investigación documental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

SILVEIRA, Karine Langmantel; OLIVEIRA, Michele Mandagará  y  ALVES, Poliana Farias. Fatores associados à fissura em usuários de crack: revisão sistemática. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2017, vol.13, n.2, pp. 109-114. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i2p109-114.

OBJETIVO: identificar publicações relacionadas à influência dos fatores associados à variação dos níveis de fissura em usuários de crack. METODOLOGIA: revisão de literatura sistemática, em que se rastreou estudos publicados no Brasil e exterior. As bases de dados utilizadas foram Publisher Medline, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library. RESULTADOS: foram selecionados nove artigos, após a utilização dos critérios de inclusão e exclusão. Os fatores associados observados estão relacionados ao padrão de uso do crack, relações familiares, atividade profissional, utilização de outras substâncias, estratégias de redução de danos e ansiedade. CONCLUSÃO: acredita-se que a fissura pode interferir no consumo abusivo de crack e, assim, ocasionar diversos problemas tanto de ordem social como de saúde.

Palabras clave : Cocaína Crack; Fissura; Problemas Sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License