SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Vivências de familiares da pessoa com esquizofrenia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SILVA, Denilson Gomes et al. Concepção de Profissionais da Estratégia Saúde da Família sobre a Saúde Mental na Atenção Básica1. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2017, vol.13, n.3, pp. 118-124. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i3p118-124.

Este artigo teve como objetivo analisar a concepção de profissionais da Estratégia Saúde da Família sobre saúde mental com base na Política Nacional de Saúde Mental. Realizou-se uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e a participação de 20 profissionais. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada e investigados a partir da análise de conteúdo e agrupados em categorias. Foi possível identificar que a demanda relativa à saúde mental mais frequente é a de renovação de receitas médicas e as intervenções são fragmentadas por especialidades e encaminhamentos. Considerou-se a importância do apoio matricial envolvido com a responsabilização dos profissionais de saúde na intersetorialidade e integração das ações multidisciplinares de saúde mental com os usuários, família e comunidade.

Palavras-chave : Profissionais de Saúde; Estratégia Saúde da Família; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License