SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Concepção de Profissionais da Estratégia Saúde da Família sobre a Saúde Mental na Atenção Básica¹Os significados e as relações dos idosos com as drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

CARVALHO, Claudia Maria Sousa de et al. Vivências de familiares da pessoa com esquizofrenia. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2017, vol.13, n.3, pp. 125-131. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i3p125-131.

Objetivou-se descrever as vivências de familiares da pessoa com esquizofrenia. Estudo descritivo-qualitativo realizado em um Centro de Atenção Psicossocial de Teresina – Piauí. Utilizou-se roteiro de entrevista semiestruturada e procedeu-se a análise de conteúdo à luz do referencial teórico de Bardin. Os resultados revelaram que os familiares sofrem profundos desgastes físicos e emocionais decorrentes do exercício do cuidar da pessoa com esquizofrenia e vivenciam significativos conflitos no convívio diário, comprometendo a qualidade de vida e o funcionamento social e psíquico daqueles que exercem o papel de cuidador. O estudo aponta para a necessidade de elaboração de estratégias de cuidado ao binômio cliente-cuidador.

Palavras-chave : Esquizofrenia; Família; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License